segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A ARTE CINÉTICA DE JORGE BASCOY

Existe um local em Buenos Aires no bairro de Palermo Hollywood que sempre está em primeiro lugar em meus roteiros quando viajo para a Argentina, que quero visitar com alegria e arte no coração... E fui!




A cada visita fico mais encantada com aqueles movimentos que envolvem a alma alegremente! Então começo a sorrir. E é lindo!

Jorge Bascoy começou trabalhando com Efeitos Especiais e aprendeu a trabalhar com as ferramentas. Foi quando um diretor de cinema apareceu com um livro sobre a obra de Alexander Calder  - expoente da op art no século XX -, e pediu a Jorge se era possível criar uma reprodução da obra de Calder, conforme constava no livro. Jorge aceitou a proposta independentemente do tempo que levaria para realizá-la. Começou a estudar Calder que desconhecia à época. Neste momento, o artista se encontrava em crise existencial e sentiu que na obra de Calder encontrara a origem para a felicidade! Jorge se identificou com a linguagem de Calder e percebeu que era o mesmo sentimento que tinha durante a infância: O DE FELICIDADE!




Passou a fazer o que fazia quando criança, de forma adulta e feliz! Calder era muito feliz, fazia muitas pessoas felizes com suas obras. Produzia tal felicidade a partir de suas obras de arte cinéticas! E Jorge Bascoy não ficou de fora desse privilégio das sensações!



Jorge se concentrou na arte cinética que é etérea, é a parte cósmica da arte. Os movimentos aleatórios...  em que cada momento é uma SURPRESA, pelas diferentes formas que vão  se criando.



Os MÓBILES são importantes para estes dois artistas. Esculturas em três dimensões onde a pessoa não precisa dar a volta ao redor da obra porque é ela própria que gira, provocando movimento em vários os sentidos.

Os compradores dos mobiles geralmente são empresários, pois devido ao movimento lento da obra gera-se uma redução do estresse e da velocidade das pessoas. Fruir as obras, tanto de Calder quanto de Bascoy, é um convite para desacelerar. Olhá-las é desfrutar um movimento lento...



E, pessoas que vivem em alta velocidade – muitas vezes essa velocidade é opressora -, os mobiles baixam essa rapidez, acalmam...  E tranquilizam!

Jorge Bascoy é referência mundial nas artes cinéticas!  Aprecia explorar outras formas onde os protagonistas são a luz e a sombra. Suas obras são comercializadas ao redor do mundo. A princípio, os europeus foram seus primeiros compradores.



Com a mudança do conceito e da percepção de arte na Argentina, impulsionada pelos serviços de arquitetos e decoradores, obras de arte tornaram-se mais acessíveis e deixaram de ser exclusividade das elites. Muitas pessoas começaram a adquirir obras de arte para suas casas, empresas, também hotéis e bancos! Em todos os lugares que se instalam, os mobiles contribuem para a harmonização do ambiente.

O que mais estimula a conhecer as obras de Jorge Bascoy é porque sabem que encontrarão um objeto de arte diferente. É muito difícil encontrar obras novas nesse estilo após a morte de Calder – sua obra, ainda assim, continua viva na memória e na matéria. No trabalho de Bascoy, a estruturação das obras se repete e se mantém, porém as formas que resultam desse trabalho são diferentes da linguagem de Calder.

E hoje, em Palermo Holywood em Buenos Aires, exclusivamente, temos um artista capaz de criar os mais diversos tipos de mobile. Estudante autodidata, aprendeu reproduzindo a obra do mestre.
Hoje, Jorge Bascoy continua a referenciar a obra de Alexander Calder e ama desenvolver sua linguagem através dos mobiles.

Jorge tem seu próprio Espaço e faz parte da nova geração de artistas independentes, que comercializa sua própria obra sem ser representado por galerias. E o contato direto com o artista é rico e precioso porque beneficia tanto o artista quanto o comprador. Aproximar-se do criador torna a obra cada vez mais exclusiva.

Sua sala de exposição é considerada por Jorge um céu, com muitas estrelas e um lugar onde reina a tranquilidade e a calma. Ele é genial! Um artista que possui muita paz!



A reação dos compradores que o procuram é de SURPRESA e alegria pois abrem sorrisos ao apreciar os objetos de arte que Jorge produz. O artista atende com hora marcada, e exclusivamente, em seu espaço de arte chamado Jorge Bascoy, aberto a todos que apreciam e amam arte.

Recomendo assistir a este curta, concebido e dirigido por Manuel Bascoy: clique aqui para assitir!

Jorge nasceu em Buenos Aires e há 14 anos trabalha com arte cinética. É apaixonado pelo que faz e diz que, além de ser uma felicidade enorme, considera seu fazer uma grande benção. O artista tem sua obra sob curadoria da também artista visual Raquel Beduschi Gomes, que além de cuidar da curadoria, faz a representação comercial da obra de Bascoy.





DICA:
Quando for a Buenos Aires, tire um tempo para conhecer as várias galerias e museus de arte espalhados pela capital argentina e não deixe de perder a oportunidade de conhecer e se maravilhar com o espaço de Jorge Bascoy, acompanhando seu processo criativo e, por que não também, levar uma de suas obras pra casa. Vale super!!!

Com carinho,

Adorável Sedutora

Serviço:
Kinetic sculpture | Mobile & Stabile
Avenida Cordoba, 6039 – Buenos Aires, Palermo Hollywood.
Contato:
(011) 4775 4159

Crédito das fotos: Raquel Beduschi Gomes



3 comentários:

  1. Excellente reporte y bonitas fotos, estoy un poco triste de no tener oportunidad para viajar a Argentina en el futuro proximo, talvez un dia...

    ResponderExcluir
  2. Texto e obras excelentes! Quando eu for para a Argentina com certeza visitarei esse studio!

    ResponderExcluir
  3. Muy buena materia, interesante relato del arte cinético contemporáneo.
    Me dio ganas de conocer este lindo espacio en Palermo.
    Felicitaciones por el excelente blog, divertido y cultural.
    Saludos porteños !
    Vicky.

    ResponderExcluir